Mostra Meias Verdades

quarta-feira, 17 de junho de 2009 - Postado por Luiza Drumond às 09:23

Por conta do França.Br 2009, o Ano da França no Brasil, uma série de exposições e mostras com artistas franceses chegam ao país.
Dia 28 de abril, entrou em cartaz a exposição Meias Verdades, que reúne trabalhos cinemáticos e fotográficos dos artistas franceses Sophie Calle, Valérie Belin e Pierrick Sorin. Como sempre a entrada é gratuita.
Com curadoria de Ligia Canongia e Adon Peres, a exposição mostrará as obras dos artistas que trabalham no limite de realidade e ficção e especulam a ambiguidade dos acontecimentos reais e inventados.
De Sophie Calle, os visitantes poderão conferir o longa metragem Double blind, uma parceria de Calle e o inglês Greg Shephard. O filme é um diário íntimo dos dois durante uma viagem de carro de Nova York até a Califórnia. Cada um usa uma câmera. A dupla se filma e revela suas impressões e seus sentimentos reais. Simultaneamente, a voz de Calle, analisa os acontecimentos.
Os expectadores poderão conferir a série de retratos de jovens modelos e máquinas feito por Valérie Belin. Nestes trabalhos, a aparência das fotos é uma espécie de miragem entre o real e o irreal. Já Pierrick Sorin apresenta duas instalações videográficas, em que ele é o único ator, misturando a verdade e o imaginado. A exposição fica em cartaz de 28 de abril a 28 de junho de 2009.