Maiô, biquínes, sungas e afins

quinta-feira, 28 de maio de 2009 - Postado por Luiza Drumond às 09:35
Biquínes:
Anos 50

Estilo duas-peças, de tamanho grande e as cavas da calça são bem baixas. Foi considerado ousado, mas hoje é tido como um tamanho grande.

Anos 60
Ousado por deixar o umbigo bem à mostra, com cava maior que a dos 50.

Anos 70
Tipo de biquíni de cintura baixa, também bastante comum nos dias de hoje devido à retomada da moda.
Em geral com calcinha lisa e sutiã estampadão. Era ousado porque o ideal seria ter o conjunto. A tanga foi uma atitude tipicamente carioca.


Anos 80
Lycra brilho, o sutiã retorcido e sem nenhuma estrutura no bojo, com cores fortes, como verde-limão e rosa-pink. O fio-dental e o asa-delta foram uma febre, assim como o sunquíni.

Anos 90
A parte de baixo era uma espécie de sunguinha ou shortinho e a camuflagem foi uma padronagem típica da década.

Anos 2000
Há uma mescla de diversas modas antigas, principalmente dos anos 70 e 90 tornando-se menos comum o modelo asa-delta. Novos modelos bastante diferentes como um que de frente aparenta maiô, mas de costas apresenta-se como um biquíni, são criados e apresentados em desfiles de modas, virando febres em cada momento.











Maiô:



O maiô ou fato de banho é uma peça única de roupa de banho usada por mulheres. Antecedeu o biquíni e foi utilizado por um tempo razoavelmente curto frente à história das roupas. Seus modelos geralmente cobrem as regiões da genitália, o abdômen e o peito.
Possui vários modelos: mais ou menos reservados, decorados, frente única. Também tem o chamado de triquini (maiô falso em português do Brasil), já que atrás pode ser aberto a ponto de parecer um biquíni.

Sunga

Uma sunga ou calção de banho é a peça utilizada como roupa de banho pelos homens. No caso de competições esportivas como a natação e o triatlo, seu uso, ou de peças similares, é obrigatório pois seu tecido, justo à pele, proporciona melhor hidrodinâmica ao atleta.
É em geral feita a partir de lycra, um tecido de poliéster, muito resistente ao calor e a de secagem rápida.
No Brasil, seu uso para o lazer é mais popular nas praias do Rio de Janeiro. No resto do litoral e em países como a Austrália o mais comum é o uso do short ou da bermuda.




Isso tudo pode ser acompanhado com, óculos de sol, cangas, chapéus etc...



Òculos


Cangas


Chapéus
Reações: